Saia do Egito

Quem não conhece a história de Moisés, um famoso homem de Deus, homem escolhido por Ele para libertar da escravidão o Seu povo, libertar do jugo de faraó. Deus usou Moisés para realizar grandes milagres diante do faraó e este mesmo assim com o coração duro se recusava a libertar o povo de Deus, foram precisos muitos sinais, prodígios e maravilhas para que eles deixassem o Egito.

Quando finalmente o povo de Israel deixou o Egito começaram as provações, eles passaram por muitas dificuldades no deserto até chegar a terra prometida, mas Deus estava com eles, Ele provia as necessidades daquele povo, falava com eles, mas muitos queriam voltar para o Egito, preferiam uma vida de escravidão a ter uma vida de intimidade com Deus, uma vida de liberdade em que pudessem ser eles mesmos, viver uma vida de alegrias preparada por Deus, ter uma identidade de nação, nação escolhida por Deus.

Trazendo esta passagem para nossos dias e este é o foco desta mensagem quero te mostrar uma coisa, o Egito é o mundo e faraó é o inimigo, você faz parte deste povo escolhido por Deus, Ele te escolheu para ser livre, Ele usou um dia alguém, um Moisés para te resgatar do Egito. Deus te tirou de lá ou falando para você que ainda está lá, Ele quer te tirar, não pense que não terá dificuldades, não posso te iludir de tal forma, mas o próprio Deus nos disse que teríamos aflições, a diferença é que agora você não estará sozinho, Deus vai te assistir nas suas dificuldades, Ele vai te prover o maná no deserto, vai te sustentar nas batalhas.

Onde eu quero chegar com este texto? Simples. Quero falar especialmente àqueles crentes que ainda estão no Egito, sim, pode parecer estranho dizer isto mas é verdade, ainda há muitos cristãos no Egito, são semelhantes àqueles que estavam caminhando com Moisés presenciando inúmeros milagres mas preferiam ficar no Egito embaixo do jugo de escravidão de faraó do que viver uma vida de liberdade com Deus. São aqueles crentes que ainda tem um pé no mundo, estão na igreja aprisionados pelo vício, pelas drogas, pela pornografia, seduzidos pelo que o Egito oferece a eles, Não estou me referindo aos cristãos recém convertidos, estes ainda precisam passar por um processo de libertação.

Deus nos disse: “Vinde como estás”, Ele não disse: “Fique como estás”. Sim, Ele nos chamou como estamos, sujos, marcados, aprisionados, mas cabe uma ressalva, Deus ama o pecador e não o pecado, a igreja está repleta de gente assim, apenas para exemplificar ainda não se libertaram do cigarro mesmo após anos de “conversão”. Será que a culpa é de Deus? Ou será que é da pessoa que não se esforça para ser livre? Será que ela não prefere estar no Egito do que ser livre? “Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:9

Deus age nas coisas sobrenaturais e nas naturais também, muitas coisas que não alcançamos é por culpa nossa mesmo, é porque somos negligentes com a palavra, temos uma vida pobre de oração, uma vida de leitura das escrituras sagradas mais miserável ainda, por isso muitos vivem de milagres dos outros, não recebem nada, devemos fazer nossa parte, como vou conhecer o que Deus pode fazer por mim e o que eu devo fazer por Ele se não conheço as suas leis e mandamentos, ou ainda meus direitos? Como vou ter um relacionamento com Jesus se não converso com Ele? Como posso ser  templo do Espírito Santo se estou cheio de impurezas? Jesus disse para sermos santos pois Ele é santo, não que poderemos chegar a este nível em vida, mas Ele quer que nós persigamos este objetivo.

Nós temos a facilidade de fazer as coisas mundanas com mais alegria do que as coisas de Deus. Quem já não viu alguém reclamar pois tem de ir para o culto? Ou ainda que este mesmo culto está demorando para terminar? Quando estávamos no Egito ninguém reclamava de ir para uma “balada”, uma festa, beber, fumar. Quantos tem vergonha de se entitular crente? Quantos tem vergonha de cantarolar alguma música evangélica perto de algum companheiro de trabalho, colega de escola, irmãos ou pais? Agora ninguém reclama quando uma festa vai até altas horas da madrugada, ninguém se sente constrangido em participar de uma roda de piadas de natureza maliciosa ou escarnecedora.

Por incrível que pareça as igrejas estão abarrotadas de gente assim, gente que não confessa publicamente Jesus como salvador, gente que se envergonha de sua fé, que se esconde por medo de perder as amizades, de não ser mais tão popular como antes, ou até alvo das perseguições que ele mesmo fazia com aqueles que se diziam crentes. A estas pessoas quero dar um aviso, Jesus disse que aqueles que se envergonham dEle e de suas palavras serão envergonhados quando de Sua volta em glória. Lucas 9:26

Sair do Egito quer dizer negar as velhas coisas, devemos abandonar nossa velha natureza pecaminosa ainda que estejamos sujeitos a pecar, devemos nos esforçar para mudar, não falando em usos, costumes e doutrinas humanas, mas uma mudança de caráter, de coração, de atitudes.

Esta mensagem serve para quem acabou de conhecer Jesus; a você eu digo que não se aflija e não tente mudar as coisas da noite para o dia, permita que Deus através do Espírito Santo faça as mudanças necessárias em sua vida e faça a sua parte, esforça-te; mas é principalmente aqueles que estão com Jesus há muito tempo e ainda não experimentaram uma conversão genuína, que ainda tem um pé no Egito e que às vezes parecem gostar de estar nesta situação e não fazem nada para mudar; a você eu digo que as coisas não caem do céu, não se conforme com este mundo, não se conforme com sua situação.

Para encerrar esta mensagem quero deixar um versículo para meditação dos amados leitores, que Deus venha tocar os corações e que haja transformação na sua vida espiritual, que você venha experimentar algo novo da parte dEle.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17

Saia do Egito você também!

3 comentários sobre “Saia do Egito

  1. daguinaldaluciano

    esteversiculoj1;9deusfalou comigo q/ meu marido f morrar c outra ecomecei aorar ele voltou mas da mesma forma nao sente nada por mas hoje ao ver o texto mas tenho algo do velho homem angustia mesmo crista masn sou sabia muito obrigada pois agora sim entendi oversiculo.deus abencoe…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s