Se for a vontade de Deus…

balancaVocê já percebeu como algumas vezes nós colocamos toda a responsabilidade do nosso fracasso, ou de não conseguirmos alguma coisa em Deus? É costumeiro ouvirmos dizer: “Bom, se for da vontade de Deus”, ou “Deus sabe de todas as coisas”, “Não era da vontade dEle”, e acabamos esquecendo que Deus é fiel e maravilhoso mas que também temos que fazer a nossa parte, pois além de tudo isto Ele também é justo.

Vou exemplificar melhor, no mês passado eu fui fazer uma prova para subir de cargo na empresa onde eu trabalho, a concorrência era grande mas eu tinha bastante chance de passar pois a prova não era muito difícil, e por este motivo deixei de estudar me resguardando das minhas competências até aquele momento e do que eu lembrava que já havia estudado, uns dois dias antes eu já pedia para Deus que me abençoasse pois seria muito bom para mim aquela promoção, quem eu encontrava eu pedia que orasse por mim, pois no dia tal iria fazer uma prova importante; quando as pessoas me perguntavam eu dizia, “se for da vontade de Deus eu passo”, “se for da vontade de Deus eu consigo”; chegou o dia da prova e antes de começar a fazê-la orei a Deus dizendo ” Senhor tu me conheces e sabe que eu preciso muito desta promoção, mas que seja feita a Tua vontade”.

Resultado: Foi uma das piores provas que eu já fiz, fui extremamente mal, fiquei entristecido e quando me perguntavam eu dizia “Não foi da vontade de Deus”, pois colocar a “culpa” em Deus era um consolo pelas minhas falhas e foi neste momento que percebi que a vontade de Deus era sim que eu passasse, que eu fosse promovido, que eu fosse feliz, mas que a culpa não foi dEle e sim minha porque não estudei. Deus é fiel mas também é justo, imagine eu que não estudei nada ser abençoado por Deus colocando aleatoriamente as perguntas que eu não sabia e as acertando, onde estaria a justiça dEle para com os que verdadeiramente estudaram? Deus sabe de tudo, com certeza também sabia todas as respostas ali, mas Ele é justo, imagina eu que não estudei nada tirando a vaga daquela pessoa que estudou, que ficou várias madrugadas, que se esforçou… Às vezes imaginamos que por sermos crentes Deus tem que nos dar tudo fácil, que as coisas para nós que somos servos são mais simples, e enquanto as outras pessoas, e enquanto aquelas que se esforçam, enquanto as que estudam, enquanto as que lutaram por aquele objetivo, Deus tira a vaga dela e dá para você só porque você é cristão?

Muitas vezes nós transferimos a nossa culpa para Deus, dizendo Deus não quis, Deus sabe o melhor, não foi da vontade dEle, acabamos transferindo para Deus um problema que era só nosso, com certeza se eu tivesse estudado, me esforçado, e feito a prova Deus iria me abençoar, pois ele ama os seus e move céus e terra para nos fazer feliz, mas cabe a nós fazermos a nossa parte, cabe a nós estudar, cabe a nós procurarmos o emprego, cabe a nós ir a luta por aquilo que queremos e não esperar que caia do céu como um presente, Deus deu ao povo de Israel a terra que manava leite e mel, mas nem por isso ela estava desabitada, pelo contrário Deus deu, mas o povo teve que retirar os habitantes daquela terra com as próprias mãos, porém com uma diferença Deus estava com eles.

Quero deixar claro aqui que existe também a possibilidade de Deus realmente não permitir que você passe ou receba uma pequena vitória agora, às vezes almejamos uma pequena coisa para agora, mas Deus tem uma grandiosa vitória lá na frente, e então não conseguimos aquilo realmente pela vontade de Deus, que sabe o que é melhor para nós, porém temos que saber separar o que é vontade de Deus, e o que é falha nossa, quando Deus realmente não permitiu ou quando você mesmo não se esforçou. E é fácil saber, examine a situação veja se você se esforçou ao máximo, se a resposta é sim então realmente Deus permitiu que a vitória não viesse para te dar algo extremamente melhor a frente, agora se você não fez esforço nenhum por um objetivo, que iria fazer bem para você, isso quer dizer que a vontade de Deus não teve nada a ver com isso.

Deus é maravilhoso, disso todos nós sabemos, pois a maior demonstração Ele já nos deu a dois mil anos atrás, se fazendo carne sofrendo as mesmas angústias que nós e morrendo pelos nossos pecados. Ele quer que sejamos felizes nesta terra, cabe a nós apenas a nossa parte, e isso inclui além do esforço carnal, o esforço espiritual, orar, jejuar, adorar… E que agora a nossa vontade seja a vontade de Deus e não o contrário.

11 comentários sobre “Se for a vontade de Deus…

  1. Poxa… realmente isto é muito edificante! Aconteceu isso comigo, também. Fui fazer uma prova para trabalhar nos Correios, só que fui estudar 1 dia só, resultado: não passei. E acabei clocando aculpa em Deus, dizendo que se não passei, era porque não queria. Mas, o nosso Deus é Justo. Por isso que eu O amo! Ele age conforme a tua fé: ainda que pequena ela seja, a mesma, pode transportar montanhas…

  2. Elisabety

    Olá Irmãos, por esses dias vivi também essa situação, este texto veio como uma resposta de Deus ao meu coração, Deus falou da maneira mas clara comigo. Ainda assim o louvo porque ELE é justo, muito bom qdo consigo enxergar que era da vontade DELE e que eu que não cooperei para que se concretizasse. Glorifico ELE por isso.

  3. nega Rose

    Graças dou á Deus por inspirar corações afim de nos ensinar e edificar nossas vidas atravéz da palavra. Tenho 21 anos e já passei pelas 2 situações ( já fui reprovada em uma prova, confiando nos meus ´´conhecimentos“ e também já passei em processos seletivos). O fato é que Deus nos conhece muito bem, Ele sabe quando queremos algo, mas principalmente, Ele sabe quando nos esforçamos para isso! E é da vontade de Deus que sejamos abençoados e tenhamos o melhor… Louvado seja o Senhor que cuida de nós, que nos capacita e nos faz + q vencedor!!

  4. Fernanda

    O testemunho acima é muito importante, pois muitas vezes sentamos e esperamos que as coisas simplismente aconteçam e esquecemos que somos parte disto, e no lugar de pedir a capacidade de lutar, pedimos o objetivo pronto. Deus é o nosso Pai e por isso quer nos ensinar e não simplismente fazer por nós.

  5. lucicléia diogo

    esse livro é muito importantepara nos servos de Deus,porque ele tem varios exemplos para nos pasar .atraves dele aprendo muita coisa!

  6. Fernanda

    Peço oração para que no dia 29/11/08( sábado as 15h ) farei prova de concurso e quero estar dentro das vagas sendo a vontade de Deus,pois estou fazendo a minha parte: estudar.Que o Senhor esteja comigo me passando tranquilidade e que eu consiga responder corretamente as questões e venho a pedir a luz divina neste momento importante p mim p ter uma vida estabilizada/concursada.Seja feita a sua vontade,meu Pai.

    Peço para a minha vida amorosa, que me chamou atenção, o Rodrigo Feitoza desde do olhar, o aperto de mão e sua presença.Entrego em suas mãos eu, Fernanda e Rodrigo sendo a sua vontade que formamos um casal,de união,de amor, cumplicidade, juntos na alegria e na tristeza, seja feita a sua vontade.Quebre todas as correntes caso estiver no corpo de Rodrigo,liberta-o de todo o mal, liberta dos medos,abra seu coração para me amar,que Deus faça-o me enxergar como sua futura namorada, esposa, mãe de seus/nossos filhos.Abençoe-nos,dê-me um sinal como uma rosa para a confirmação da graça que vou receber em teu nome.Amém

  7. Nilvanda

    Peço pela realização do meu marido na sua profissão que tanto tem lutado, com certeza é uma pessoa batalhadora e ótimo profissional (marceneiro) mas que tem encontrado muitos obstáculos no caminho, que às vezes não encontro respostas para tanto, ele é um ótimo pai e um grande marido, e tenho pedido muito a Deus por ele. (por que? ele não consegue realizações?)

  8. Já vivi mts situações parecidas com essa, e tô vivendo uma agora; estou gostando de uma pessoa maravilhosa, servo do senhor etc…
    só q ñ tô fazendo nd, ñ tô fazendo minha parte pra saber se essa pessoa realmente é da vontade de Deus, por conta sabe do q?! desse negócio “se for da vontade de Deus vai acontecer” por isso achei mt interessante esse texto, q me deu mais disposição pra correr atrás dos meus objetivos, mas agora com o meu esforço; ai depois de todo o meu esforço, de ter feito toda minha parte, ai sim eu posso dizer ” se for da vontade de Deus vai acontecer”

  9. Mirian

    Quando eu li esse testumunho, percebi que DEUS é fiel e não falha nas suas promesas em minha vida…
    Peço oração pela minha vida!!!
    DEUS ABENÇÕE VCS!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s